terça-feira, 30 de agosto de 2011

GEN 2:15





BOAS VINDAS










SALMO 34:14

















HEBREUS 11:3





COLOSENSES 3:20





COLOSSENSES 1:22





SALMO 91





POR QUEM ORAR





1 CORINTIOS 5:7B


CAIM E ABEL

Tema: Caim e Abel
1-Versículo para Memorizar: Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente que Caim.” Hebreus 11:4.
2- Objetivo: Ensinar às crianças que a inveja é um sentimento ruim. Caim teve inveja de Abel porque Deus se agradou da oferta de Abel e não se agradou da oferta de Caim.
3- Quebra-Gelo: Você já ofertou algo pra Deus? O que foi? (líder, explique às crianças que oferta é aquilo que oferecemos, que entregamos para Deus. Não é só dinheiro, mas pode ser também doação de alimentos, roupas, para a casa de Deus. O nosso tempo (quando deixamos de assistir televisão para orar e jejuar, isto também é uma forma de ofertar ao Senhor.)
4- Leitura da Bíblia: Gênesis cap. 04
5- Mensagem: A mulher de Adão, Eva, ficou grávida. E deu à luz um filho e disse: Com a ajuda de Deus, o SENHOR, teve um filho homem. E ela pôs nele o nome de Caim. Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor. O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR. O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e a sua oferta. Caim ficou furioso e fechou a cara. Então o SENHOR disse: Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. Aí Caim disse a Abel, o seu irmão: Vamos até o campo. Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou. Mais tarde o SENHOR perguntou a Caim: Onde está Abel, o seu irmão?Não sei respondeu Caim. Por acaso eu sou o guarda do meu irmão? Então Deus disse: Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo. Caim disse a Deus: Eu não vou poder agüentar esse castigo tão pesado. Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar. Mas o SENHOR respondeu: Isso não vai acontecer. Pois, se alguém matar você, serão mortas sete pessoas da família dele, como vingança. Em seguida o SENHOR pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. Então Caim saiu da presença do SENHOR e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden.E você? Como tem sido sua atitude, quando um colega recebe um presente, e você não ? Você fica com raiva dele? Quando sua mãe agradece ao seu irmão por uma tarefa que ele fez em casa pra ela. Ou quando a professora elogia seu colega de classe pela nota boa que tirou? Você fica triste ou feliz, quando essas coisas acontecem. Se você fica triste quando alguém recebe ou ganha algo que você não tem, isto é um sentimento de inveja. E você deve orar e pedir pra Deus te ajudar, pois tendo este sentimento você vai ser infeliz. Alegre-se quando alguém é elogiado, ou recebe um presente. Esta atitude agradará o coração de Deus! E você será grandemente abençoado e Deus te dará o que você precisa.
6-Exercício de fixação: Desenhe duas cestas bem bonitas, e depois escreva atitudes e palavras que agradam a Deus e atitudes e palavras que não agradam a Deus. Depois coloque o nome na cesta, uma é de Caim e a outra é de Abel.
7-Despedida/ Encerramento


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A ESCOLHA DE SAMUEL






































































































A ESCOLHA DE SAMUEL

Base: I Samuel capítulos 2 e 3
Para Memorizar: Salmo 85.8a


Figura1
A história de Eli não é tão conhecida. Ele era um sacerdote de Deus que viveu no tempo antes do povo de Israel ser dirigido por Reis. Como sacerdote, era o representante de Deus perante o seu povo e encarregado da casa de Deus, o tabernáculo, e responsável por conduzir o povo à adoração correta ao seu Deus!
Ele tinha dois filhos que o ajudavam no sacerdócio Hofni e Finéias. A Bíblia nos fala que, ao invés de seguirem o bom exemplo do pai, eles levavam uma vida mito errada. Eram da família de sacerdotes e deveriam ocupar o lugar do pai quando este morresse. Mas eram homens de maus costumes e comportamento que não seguiam os claros ensinamentos da Bíblia Sagrada a palavra de Deus (ler I Samuel 2.12-17). As reclamações começaram a chegar aos ouvidos do velho sacerdote. Eli os repreendeu (ler I Samuel 2.22-25). Os filhos de Eli escolheram não ouvir a repreensão de Deus e de seu pai! Explique a palavra ímpio (ler Romanos 3.23). Todos somos pecadores. Deus nos criou e sabe tudo sobre você e o ama. Em seu amor abriu um caminho para você ser perdoado, Ele enviou seu único filho JESUS, para ser castigado em nosso lugar (ler João 3.16). Jesus morreu, derramou seu sangue inocente e ressuscitou ao terceiro dia. Jesus sacrificou sua vida para pagar o preço do pecado daqueles que escolhem escutá-lo!
O pecado daqueles jovens também seria castigado, Deus enviou um profeta à casa de Eli (explique o termo Profeta).O profeta de Deus veio e anunciou a Eli o juízo de Deus, isto é, Deus disciplinaria seus filhos e tiraria dele os privilégio de serem sacerdotes. Mesmo assim eles não ouviram a voz do senhor!

Figura 2
Foi exatamente neste tempo de tanta tristeza e maldade, quando Eli já estava idoso, que Samuel veio morar com o sacerdote. Ana, a mãe de Samuel, não podia ter filhos por isso prometeu a Deus que, se lhe desse filhos, o primeiro seria dedicado ao serviço do Senhor ou da casa de Deus.

Figura 3
Assim, ainda pequeno, Samuel foi deixado no tabernáculo (explique o termo tabernáculo “Casa de Deus”) para morar e o menino começou a servir o Senhor sob a direção do sacerdote Eli. Os filhos do sacerdote Ele continuavam a se comportar mal, mas Samuel, dia a dia, ajudava Eli nos trabalhos do templo, fazendo as tarefas que uma criança de sua idade poderia fazer. Todos os anos a mãe o visitava e lhe dava uma túnica nova.
Samuel cresceu, escolhendo agradar a Deus e aos que o rodeavam. Tudo indicava que o povo de Israel estava vivendo um tempo difícil, andando muito afastado de Deus. Mesmo no meio daquele ambiente de impiedade dos filhos de Eli, a Bíblia diz que Samuel crescia estimado pelo povo (ler I Samuel 2.26).
No passado Deus falava frequentemente ao seu povo por meio dos profetas Porem durante a infância de Samuel isto quase nunca acontecia.
Se você já recebeu Jesus como seu Salvador deve escolher ouvir a voz de Deus! (versículo tema)
Hoje Deus nos fala através da Bíblia. Reserve algum tempo para leitura da Bíblia, pense no que você leu, medite! (Salmo 119.15)

Figura 4
Certa noite Samuel estava na sua cama na hora de dormir quando ouviu claramente alguém chamá-lo:- “Samuel, Samuel”. Quem estaria chamando-o pelo nome àquela hora da noite ou madrugada? Seria o sacerdote Eli? Samuel deu um pulo, levantou-se e foi procurá-lo.

Figura 5
Samuel perguntou: - Estou aqui, o senhor me chamou? Eli, porém respondeu: - “Não, meu filho, não o chamei, volte e deite-se!”.
Isso aconteceu uma segunda e uma terceira vez. Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino e lhe disse: - “Vá e deite-se, se a voz chamá-lo de novo, diga: ‘Fala, Senhor que o teu servo está ouvindo”!
Ao ouvir novamente o seu nome Samuel respondeu a Deus como Eli lhe ensinou. Imaginem a admiração de Samuel. Ele estava decidido a prestar atenção em cada palavra que Deus falasse.
Você que já é salvo deve estar pronto para escolher ouvir a voz de Deus. Medite na palavra Salmo 1.2. Fique sozinho por algum tempo e pense seriamente sobre a passagem que acabou de ler. Faça a si mesmo três perguntas.

1)O que o texto está dizendo?
2)O que significa para mim?
3)O que Deus está me dizendo?

Leia alguns textos e permitam a eles tentarem entenderem. (Marcos 12.29-31, Marcos 16.15, Efésios 4.32) talvez não entendamos tudo o que lemos, mas Deus irá esclarecer.

Figura 6
Naquela noite, Deus falou com Samuel e lê ouviu atentamente. Deus disse que Ele iria julgar Eli pela maldade de seus filhos (ler I Samuel 3.11-14), Também reafirmou o que havia dito através do profeta, que ia retirar o sacerdócio dos descendentes de Eli. A Bíblia não diz, mas podemos imaginar como foi aquela noite para Samuel. Será que ele teria coragem de falar aquelas palavras ao sacerdote Eli?

Figura 7
A princípio Samuel estava receoso mas, finalmente, depois de abrir as janelas do templo, contou a Eli a mensagem de Deus, o ancião o tranqüilizava (ler I Samuel 3.15-18). Ele compreendeu que Deus escolheu Samuel para falar por ele e aceitou a mensagem divina transmitida por Samuel.

Figura 8
Samuel continuou ouvindo atentamente a Deus e, por causa disso, o Senhor era com ele e falava por meio dele (ler I Samuel 3.19). Samuel se tornou sacerdote, profeta e juiz de Israel.

Conclusão
Sempre que Samuel falava em nome de Deus as coisas aconteciam exatamente como ele dizia. Em breve, todo Israel ficou sabendo que Deus havia escolhido Samuel para ser o seu profeta (ler I Samuel 3.19-20).

BORBOLETA VAIDOSA


































































HISTÓRIA INFANTIL - TITA, A BORBOLETA VAIDOSA
Tita era uma lagartinha ainda muito novinha que mal acabara de nascer no início da primavera.
Uma tarde, quando ela passeava sobre uma folhagem do jardim de Batatinha, a filha da dona da casa, ao olhar para uma brilhante gota d’água, Tita levou um grande susto. No brilho da água ela viu seu rosto como num espelho e, qual não foi a sua surpresa, quando descobriu que era tão feia, mas tão feia como ela nunca havia visto igual! Ela nunca havia visto uma lagarta em toda a sua vida!

Tita pôs-se a chorar tanto e tão alto que, se houvesse alguma pessoa passando pelo jardim, poderia ouvi-la soluçar e fungar.
Tita, que já era uma lagartinha pequenina e quietinha, passou a ser ainda mais quieta, mais triste, mais feia e apagada.
No meio daquelas lindas flores do jardim de Batatinha ela se escondia cada vez mais, sempre encorujada e dizendo:
- “Por que eu não nasci uma flor, elas são tão lindas e tão admiradas e eu, uma feia e magricela lagartinha, sem amigos e, o que é pior, sempre verde!”

Batatinha todos os dias jogava água limpa e fresca sobre seu lindo jardim, e as flores cresciam cada vez mais viçosas e cheirosas.

Havia uma flor, uma linda margarida que, enquanto tomava seu banho pensava:
- “Como é boa a Batatinha, é uma pena que ela não possa fazer nada pela pobre Tita.”

No meio do jardim havia uma árvore, uma grande árvore e lá no topo, um ninho onde morava um lindo passarinho que cantava, alegrando todas as manhãs.
O passarinho era amigo das flores, das folhagens e das árvores.
Enquanto sobrevoava o canteiro das flores, viu tão escondidinha e tão chorosa, a lagartinha Tita deitada sobre uma folha. Então o passarinho resolveu pousar e ter com Tita uma longa conversa:
- Que coisa feia, você uma lagartinha, chorando desse jeito! Distraída assim, qualquer hora alguém esbarra em você e adeus, lagartinha!
Tita respondeu com lágrimas nos olhos:
- Você fala assim porque sabe que é um lindo passarinho, grande e, que acima de tudo, sabe voar. Por isso conhece todo mundo e é admirado por todos, mas eu não passo de uma minhoca desajeitada, magricela e feiúda...

Chamou-a num canto e disse bem baixinho em seu ouvido para que ninguém escutasse:
- Você é uma lagartinha privilegiada, todas as lagartas são privilegiadas porque depois de algum tempo sendo feias, magricelas e verdes, vocês sofrem uma grande mudança e se tornam belas e coloridas borboletas. Isso é a natureza, cheia de segredos e surpresas na primavera!
E o passarinho deu a chorona Tita uma grande lição:
- Temos que ser felizes e agradecidos por sermos o que somos simplesmente, pois a natureza nos reserva lindas surpresas. Foi o próprio Deus quem nos criou.
A pobre Tita não conhecia o seu destino, nunca ninguém tinha lhe contado que de lagartinha ela passaria a ser borboleta. E disse mais:
- Não sei quando tudo vai acontecer, mas tenha paciência que esse dia vai chegar e tudo vai ser muito bom.

E desse dia em diante, Tita passou a pensar muito naquilo que o passarinho lhe havia falado.
- Eu posso ser feliz assim com eu sou. Até que para uma lagarta verde, eu sou até simpática.
Tita já não olhava para si com pena do que via. Agora, quando olhava sua imagem refletida numa gota de chuva, pensava:
- Sorte a minha ser uma lagartinha, pelo menos eu posso andar e passear sobre as folhas, contemplar as lindas flores e esperar com alegria o dia de amanhã.

E numa manhã Tita levantou-se diferente, não sabia porque, mas sentia vontade de voar. Olhou para os lados e viu lindas, grande e coloridas asas que tinha feito antes, saiu voando sobre as flores do jardim de Batatinha.

Tinha chegado hora de Tita, ela agora era uma borboleta exatamente como o passarinho lhe havia dito.
Então, a triste e chorona Tita passou a ser a mais linda e alegre borboleta de todo jardim, porque acreditou, porque esperou e alcançou uma felicidade ainda maior que a que possuía, mesmo como lagartinha.
Assim somos nós, às vezes tristes, às vezes feios, mas Deus nos prometeu uma coisa que eu vou contar agora para vocês:
Ele prometeu que nos transformaria, que tiraria todo o pecado da gente que nos faz ficar feios e tristes, para fazer lindos, felizes e livres como ficou a lagartinha Tita. Tudo isto pode acontecer aqui mesmo, agora.
“Assim que, se alguém, está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Corintios 5:17).
“Eis que vos digo um mistério: na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (I Corintios 15:51-52).

Se você quiser ter a mesma experiência que Tita teve, escute o conselho de Jesus como Tita ouviu o conselho do passarinho. Espere, confie nEle e então, talvez numa manhã como aquela, você acorde diferente.
Quando olhar para você mesmo vai ver uma outra pessoa, aquela que Deus quis que você fosse, bem mais bonita e bem mais feliz, como Tita, a lagartinha que virou uma linda borboleta.

ALEGORIA DAS FERRAMENTAS













HISTÓRIA INFANTIL - ALEGORIA DAS FERRAMENTAS
Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo o trabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.

O Sr Martelo começou: Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro! Sem mim os movéis não ficarão de pé! Pois eu tenho que martelar os pregos!
O Sr Serrote logo quis dar a sua opinião: Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc, toc, toc...
O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim, como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!

- Não, não, não! Falou a dona Lixa: Eu sim sou a melhor! Se não fosse Eu os movéis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante!
- Ah! Mais não é mesmo! Disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...Tsc, tsc, tsc...
- Nada disso, disse a dona Chave de Fenda: Se não fosse Eu, como o carpinteiro iria apertar os parafusos? Eu sim sou a melhor!
- Ah! Não! Que absurdo! Disse o Sr Esquadro: Eu sou o mais importante! Sem mim os movéis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. Eu sou o mais importante!
As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer...

O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um móvel e começou a trabalhar! Ele usou todas as ferramentas. Usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina, os pregos, o martelo, a chave de fenda, a cola e o verniz para deixar o móvel brilhando...
Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mas feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!

O carpinteiro foi para casa. Enfim, as ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja! E tinha ficado lindo! Elas chegaram a uma conclusão: Todas eram importantes! Aos olhos do carpinteiro. Ele usou todas! Sem exceção de nenhuma! E o móvel tinha ficado lindo!Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!
(Moral da história)

O carpinteiro representa JESUS ou o Pastor de sua igreja, dependendo como você vai usar essa história.
As ferramentas representam os membros, ou crianças. Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS. É ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados.
(Você professor pode colocar a moral que você achar que se encaixa melhor para sua turma)


LAMPADA PARA OS MEUS PÉS

Lição objetiva - Você e sua Bíblia
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105).
Textos adicionais: João 3:16; 14:6; Romanos 5:8; I Pedro 5:8; Hebreus 4:12.
Material Necessário
Uma Bíblia grande
Mapa rodoviário
Um coração vermelho
Espada de plástico (ou uma espada de papelão - ou uma figura)
Uma lâmpada acesa (leve um abajur para a sala de aula e ligue ou uma potente lanterna)
Um espelho de bolso
2 biscoitos ou pão
Modo de Preparar
Coloque todos os objetos sobre uma Bíblia grande, na devida ordem.
Você pode fazer a espada de papelão ou utilizar uma figura.
Coloque a lâmpada acesa (ou use uma figura colorida de lâmpada), o espelho e o mapa rodoviário.
Escreva os versos bíblicos em uma folha de papel e coloque essa folha sobre a Bíblia aberta para que possa ler as passagens bíblicas no momento próprio.
Mensagem
Ao empreendermos uma viagem, normalmente levamos um mapa rodoviário para que possamos nos certificar de que estamos indo na direção certa (pegue o mapa que está sobre a Bíblia).
A Bíblia assemelha-se a um mapa rodoviário, pois nos diz o rumo a seguir. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (João 4:16).
A Bíblia é também uma história de amor para nós (segure o coração).
Esta é a maior história de amor já contada. A Bíblia nos diz que Jesus nos amou de tal maneira, que entregou a sua vida por nós. Agora temos um lar no Céu (João 3:16; Romanos 5:8).
A Bíblia, simbolicamente, é também como uma espada.
Necessitamos nos defender do inimigo ou de influências prejudiciais com “essa arma”, pois Satanás “anda em derredor, rugindo como leão” (I Pedro 5:8). Mas esta espada (mostre a espada ou figura) é “viva e eficaz” (Hebreus 4:12).
A Bíblia é como uma lâmpada para nós (mostre a lâmpada).
Nunca precisaremos andar nas trevas, pois a Bíblia sempre ilumina o nosso caminho (peça a uma criança para recitar este verso): “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105), depois, repita-o com todos.
A Bíblia é também como um espelho (mostre o espelho).
Ao nos olharmos no espelho, ele mostra quando nosso rosto está sujo. A Bíblia nos ajuda a ver o pecado que está em nós e, ao vê-lo, podemos abandoná-lo para sempre.
A Bíblia é alimento para nossa alma (mostre os biscoitos ou o pão).
Como nosso corpo natural não pode viver sem alimento, da mesma forma, o corpo espiritual também não pode ficar sem se alimentar e este é o melhor alimento – a Palavra de Deus. Estudar as Escrituras é como se alimentar (coma parte do alimento).
Para sermos cristãos saudáveis, necessitamos ler a Bíblia. Onde mais poderíamos ver nossas faltas? Como poderíamos ser espiritualmente alimentados? Como poderíamos nos defender sem uma espada?
REFLEXÃO
Quantos de vocês possuem uma Bíblia?
E quantos querem fazer o propósito de lê-la, cada dia?
Vamos então orar a Deus para que Ele possa nos ajudar a manter com Ele uma comunhão diária, por meio do estudo da Sua Palavra e da oração. Certamente, estaremos bem alimentados espiritualmente e seremos muito mais felizes!

JESUS ESTÁ SEMPRE CONOSCO


















































PASCOA
LIÇÃO 3: JESUS ESTÁ SEMPRE CONOSCO!!!
Base Bíblica: Lucas 24: 13-35
Texto para decorar: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.Mateus 28:20B
Objetivos: Que a criança conheça a historia das duas pessoas que encontraram Jesus no caminho de Emaús. Que compreenda que Jesus está conosco sempre.
Que a criança sinta alegria ao saber que Jesus está com ela sempre.
Elementos necessários para o desenvolvimento da lição 2:
• Bíblia
• As figuras para a HORA DA PALAVRA
• Uma sacola com vários objetos para a Atividade da Aplicação
• Uma amostra da manualidade pronta
• Uma copia da manualidade para cada criança.
• Materiais necessários para a confecção da manualidade, giz de cera, tesouras e fita adesiva.
HORA DO INCENTIVO
Dizer: Vamos imaginar que estamos fazendo algumas atividades. Vocês podem acompanhar fazendo os movimentos que correspondem. Olhem para mim para saber que movimentos fazer. Primeiros todos sentarão. (se houver tapete que sentem nele, senão nas cadeiras)
Imaginemos que acabamos de acordar, e de levantar da cama. Estiquemos os braços para espreguiçar. (fazer o movimento) Vamos vestir a roupa e o calçado. (simule fazer isso)
Agora vamos escovar os dentes, lavar o rosto e secar com a toalha. Vamos nos pentear e vamos para a cozinha sentar e tomar o café da manhã. Tomamos o copo com leite e ahhh o leite está muito quente!!! Então bebemos devagarzinho para não queimar a língua. Que delicio o desjejum!
Jesus está conosco quando tomamos o desjejum? Quando acordamos? Sim, Jesus esta com a gente!!!!!
Agora pegamos a mochila para ir à escola e vamos ao ponto do ônibus. Fazemos sinal para ele parar. O ônibus pára, subimos, pagamos a passagem e sentamos no banco. Mas como balança o ônibus. A rua está cheia de buracos. (simular os buracos) O ônibus pára e descemos com muito cuidado para não cair. (simule todos os movimentos) Jesus está conosco quando viajamos de ônibus? Sim, Jesus esta com a gente!!!!!
Voltamos da escola e de tarde vamos para a praça brincar. Caminhamos um pouco e chegamos. Subimos na gangorra. Então agora subimos…. e depois descemos… subimos…. e descemos. Agora subimos no balanço, e balançamos para frente e para atrás…. para frente e para atrás. Jesus está conosco na praça? Sim, ele está conosco!!!
Hoje é um dia muito quente! Faz muito calor! (faça os gestos) Vamos entrar na piscina. Vejamos se a água está fria. Coloquemos primeiro um pé. Ahhh, está muito fria! Entramos devagarzinho. Até chegar com a água na cintura. Brincamos jogando água um no outro. Jesus está conosco na piscina? Sim, Ele está conosco!!
A noite esta chegando! Mamãe mandou a gente para dormir. Deitamos e nos cobrimos com o lençol. Oramos e depois dormimos. Jesus está conosco quando dormimos à noite? Sim, com certeza!
(O professor pode dramatizar outras situações conforme a realidade da sua turminha, lembrando sempre de repetir a idéia de que Jesus esta com eles em todas as situações)
Dizer: Hoje vamos escutar a história de dois homens que eram amigos de Jesus. Nesse dia eles estavam muito tristes. Eles achavam que não veriam Jesus nunca mais porque Ele tinha morrido. Vejamos o que aconteceu com eles. (professor, abra a Bíblia como se fosse ler nela a história)
HISTÓRIA BÍBLICA
(O professor deverá narrar a história olhando para as crianças, não deve lê-la).
MOSTRAR A FIGURA 1 da lição 3: Era um dia lindíssimo de sol. Os pássaros cantavam alegremente e o vento balançava as folhas das árvores. Dois amigos estavam caminhando de volta para as suas casa. Ainda que o dia fosse maravilhoso, eles não estavam muito tristes. Eram amigos de Jesus e estavam desanimados porque estavam relembrando a morte terrível de Jesus na cruz.
-A vida é muito triste sem Jesus entre nós! -disse um deles.
-Sim, você tem razão. Seria fantástico que aquilo que as mulheres disseram hoje de manhã fosse verdade! Elas disseram que ele tinha ressuscitado!
- É verdade! Mas, quem poderia acreditar numa coisa dessas! Nós vimos ele morrer na cruz, e também vimos quando o sepultaram no túmulo! Essas coitadas das mulheres devem estar sonhando! Eu penso que alguém roubou o corpo do túmulo e elas não querem acreditar nisso!
COLAR A FIGURA 2 da lição 3 atrás do dois homens: De repente os dois homens ouviram passos de alguém que se aproximava por trás. Quando esse homens os alcançou, começou a caminhar e conversar com eles.
-Do que vocês estão falando? –perguntou o desconhecido- Porque estão com os seus rostos tão tristes num dia tão lindo como este?
Os dois amigos se olharam muito surpresos!
- O senhor é o único em Israel que não tem ouvido o que aconteceu em Jerusalém nestes últimos dias? –perguntaram os homens.
Aquele desconhecido parecia não saber nada dos eventos acontecidos. Então eles começaram a falar de Jesus, da sua vida maravilhosa, dos milagres que ele tinha feito e dos seus poderosos ensinos. Eles contaram como Jesus era um amigo especial e querido para todos.
- Mas tudo isso mudou! Este final de semana ele foi preso pelas autoridades e condenado a morte. A mais terrível de todas, numa rude cruz. Depois da morte, ele foi sepultado num túmulo. Sentimos tantas saudades dele! Parece mentira que tudo isto tenha acontecido com Ele! –disse um dos homens.
- Sim –disse o outro- E algumas das mulheres disseram que Ele voltou a viver! Que o viram com vida e que falaram com Ele. Mas a gente não consegue acreditar nisso!
Surpreso o homem olhou para eles e lhes disse:
-Vocês não sabem que aquilo que aconteceu era justamente o que Deus disse que aconteceria?
O desconhecido então começou a explicar as verdades sobre Jesus que estavam escritas na Bíblia. Surpresos, os dois amigos ouviam com muita atenção, pois aquele homem parecia saber muitas coisas.
Rapidamente chegaram ao povoado de Emaús, onde os dois homens moravam. A conversa no caminho tinha sido muito interessante. E quando os dois amigos perceberam que aquele homem continuaria o seu caminho, o convidaram para que ficasse com eles.
-Já esta escurecendo! Fique com a gente por favor!
O homem aceitou o convite e entrou na casa de um deles. Todos estavam com fome, assim que rapidamente se assentaram à mesa para jantar.
MOSTRAR A FIGURA 3 (com as abas já recortadas) e a figura 4 de Jesus partindo o pão da lição 3:
O visitante tomou um pão nas mãos e orou abençoando, e dando graça a Deus pelo alimento. Depois partiu o pão entre todos. De repente, os dois amigos perceberam quem era aquele homem. Se olharam muito surpresos.
-É Jesus!- exclamaram.
Nessa hora algo muito estranho aconteceu! (enquanto repete esta frase, corra o desenho de Jesus de tal maneira que a figura desapareça, ficando a parede de fundo) Jesus havia desaparecido! Não estava mais com eles!
Pularam da cadeira e se abraçaram porque agora reconheciam que Jesus estivera com eles. Agora tinham certeza que Jesus estava vivo! Que alegria sentiram os amigos de Jesus ao saber que Jesus voltara a viver! Era fantástico pensar que Jesus estaria para sempre com eles! E ainda que eles estavam muito cansados pela caminhada, os dois decidiram sair correndo de casa para voltar para Jerusalém e anunciar aos outros dicípulos que Jesus estava vivo.
- É verdade! O que as mulheres disseram é verdade! –gritavam quando chegaram e se encontraram com os outros discípulos em Jerusalém.
-Nos vimos Ele! Jesus está vivo! Ele não nos deixou!
-Sim! Falamos com ele! Nosso amigo, O senhor Jesus, vive!
APLICAÇÃO
Professor prepare com antecedência uma sacola com vários objetos. Podem ser coisas como, um tênis, uma colher, um boné, um livro, um brinquedo, uma escova de dente… etc. Devem ser suficientes elementos para que cada criança pegue um. As crianças devem sentar em círculos e a sacola com os elementos vai passando e eles vão tirando um objeto.
Dizer: Vamos repetir as palavras da Bíblia que são parte da nossa a lição de hoje: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” Jesus disse essas palavras. É maravilhoso pensar que Ele está conosco todos os dias em todos os momentos da nossa vida!
Agora que todos estamos sentados em círculo, eu irei passando esta sacola e você pegarão um objeto. Vocês deverão dizer o que é e quando é que esse objeto é usado. Depois todos repetiremos a promessa que Jesus nos deu na sua Palavra. Por exemplo: (tirando da sacola disse) Isto é um cachecol que é usado quando faz muito frio!
Agora todos no círculo repetem bem alto: “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”.
O Professor disse: Jesus esta com a gente ainda no frio do inverno.
CONCLUSÃO
Oremos para agradecer ao Senhor porque Ele está com a gente sempre!
MANUALIDADE
Dizer: Faremos uma manualidade que nos ajudará a lembrar que o Senhor esta conosco sempre. (professor levante cada círculo e deixe que os pequenos comentem o que esta se acontecendo nos desenhos. Comente que Jesus esta sempre conosco em cada uma das situações)
Procedimento
1) A professora deve levar recortados os círculos pequenos para cada criança.
2) Na aulinha as crianças pintarão as situações e recortarão o círculo grande.
3) Pregar com fita adesiva cada círculo pequeno encima dos desenhos menores. (ficará como pequenas janelinhas)

JESUS VIVE









































































PASCOA
LIÇÃO 2: JESUS VIVE!!!
Base Bíblica: Lucas 23:46; 24:1-12; João 20:1-10
Texto para decorar: Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito.Mateus 28:6a
Objetivos: Que a criança conheça a historia da morte e ressurreição de Jesus.
Que compreenda que Jesus vive hoje e para sempre.
Que a criança sinta alegria e gratidão pela presença de Jesus na sua vida.
Elementos necessários para o desenvolvimento da lição 2:
• Bíblia
• Fantoches de rostinhos tristes e alegres para a HORA DO INCENTIVO
• As figuras para a HORA DA PALAVRA
• Música em cd do louvor CELEBRAI
• Uma amostra para a manualidade
• Uma copia para a manualidade para cada criança.
• Materiais necessários para a confecção da manualidade, giz de cera, tesouras e fita adesiva.
HORA DO INCENTIVO
Dialogo com fantoches.
Entregar a cada criança um rostinho alegre e um rostinho triste da folha do incentivo.
Dizer: Todos nós temos um rostinho na mão. De um lado um rostinho alegre e na outra, um com carinha triste.
Pensemos em coisas que nos deixam felizes e em outras que nos deixam tristes. Eu vou falar algumas frases, e se a frase nos faz sentir alegria, vocês devem levantar o rostinho alegre. Se a frase lembra algo triste, vocês devem levantar o rostinho triste.
• Hoje é o meu aniversário e os meus pais farão uma festinha pra mim.
• Minha mãe trouxe um chocolate para mim.
• Estou doente e com muita dor de cabeça.
• Esta chovendo muito. Não poderemos ir ao parquinho.
• Minha vovó vem nos visitar. Ela sempre me leva a tomar sorvete.
• Meu brinquedo preferido estragou.
• Hoje de tarde vem um amiguinho para brincar comigo.
Depois que as crianças tenham mostrado os rostinhos que correspondem a cada situação, pedir que eles mesmos sugiram situações que causam alegria ou tristeza, sempre mostrando o rostinho certo. Depois dizer:
Agora vamos pensar nos amigos de Jesus. Quando eles estavam com Jesus escutando os seus maravilhosos ensinamentos e vendo os poderosos milagres que Ele fazia, como será que estavam seus rostos? (peça para eles levantar o rostinho alegre) E como terá sido a expressão do rosto deles quando viram as pessoas louvando ao Senhor Jesus na entrada de Jerusalém? (alegre)
Mas algo terrível aconteceu, e tudo mudou. Vejamos o que aconteceu para que os discípulos trocassem seus rostos alegres por rostos tristes (mostrar o rostinho triste)
(Professor recolha todos os rostinhos das mãos das crianças. Agora começa a hora da palavra e os rostinhos serão usados na próxima lição, na lição 3)
HISTÓRIA BÍBLICA
(O professor deverá narrar a história olhando para as crianças, não deve lê-la).
Os amigos de Jesus nunca tinham se sentido tão tristes! Jesus já não estava mais com eles. Eles choravam ao lembrar como homens importantes e muito maus tinham matado Jesus. Os discípulos choravam porque tinham visto Jesus morrer pendurado numa cruz. E também tinham visto como O colocaram num túmulo.
MOSTRAR A FIGURA 5 da lição 2: O túmulo era como uma caverna numa pequena montanha. E para fechar a entrada tinham colocado uma pedra enorme. (colocar a FIGURA 1 na frente do túmulo pregando-a com fita)
- Sentiremos muita saudades dEle! -Diziam os seus amigos- Não poderemos mais conversar com Ele nem poderemos ouvir seu preciosos ensinamentos.
No dia domingo bem cedo de manhã, três mulheres, que também eram seguidoras de Jesus, decidiram ir ao túmulo onde tinham colocado o corpo de Jesus. Queriam levar uns perfumes especiais para colocar no corpo dEle e assim mostrar o grande amor que tinham pelo Senhor.
Pregar a FIGURA 2 a esquerda do túmulo.
-Tenho chorado tanto! –desse uma delas.- Nunca antes tive um amigo como Jesus!
-Nunca poderei esquecer a maneira cruel que Jesus morreu na cruz! Ele sofreu tanto!
- É verdade! Mas agora me pergunto, como poderemos mover essa pedra tão grande que esta na entrada do túmulo! A gente não conseguirá move-la nem um centímetro!
As outras duas mulheres concordaram, de fato a pedra era muito pesada.
Quando elas chegaram ao túmulo, tiveram uma grande surpresa. A pedra tinha sido removida!
(Mover a pedra para a direita, deixando a entrada livre)
Tremendo de medo porque não imaginavam o que tinha acontecido se aproximaram do túmulo e olharam dentro. (aproxime a figura das mulheres ao túmulo)
Em lugar de ver o corpo de Jesus, viram dos anjos que Deus tinha enviado do céu. Pareciam dos homens de roupas muito brancas e brilhosas como a luz.
Pregar a FIGURA 3 na entrada do tumulo.
As mulheres ficaram amedrontadas e caíram de joelhos.
-Não tenham medo -disse um dos anjos.- Porque estão buscando Jesus aqui? Vocês não lembram do que Ele disse? Ele prometeu que não ficaria morto, mas que voltaria a viver! Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito!
Então as mulheres lembraram as palavras de Jesus tinha dito. Elas se olharam surpresas dizendo: Será verdade? Seria possível que Jesus já não estivesse morto e sepultado no túmulo? Será verdade que poderemos vê-lo de novo e que podermos falar com Ele?
Elas estavam muito felizes! Elas começaram a correr para onde estavam os aflitos amigos de Jesus.
(Tirar as FIGURAS 2 E 3 e colocar a 4)
As mulheres entraram onde estavam os discípulos gritando de alegria! Falavam todas simultaneamente com grandes gritos e fazendo gestos!
- Jesus não esta mais no túmulo!
-É verdade! É verdade!Os anjos nos disseram que Ele não está mais no túmulo!
- Ele vive! Jesus ressuscitou assim como tinha nos dito!
- Como é que é? De que vocês estão falando? –disseram os discípulos.
-Sim! Estamos falando a verdade! –disse uma das mulheres.
-Dos anjos estavam parados na entrada do túmulo e nos deram as boas novas! Jesus vive!
-Se quiserem podem conferir vocês mesmos que estamos dizendo a verdade! Ele voltou a viver como tinha anunciado!
Os rostos tristes e desanimados de todos se transformaram em alegria e esperança. Como poderiam permanecer tristes depois de saber que poderiam ver Jesus novamente e que Ele tinha ressuscitado? Jesus agora poderia passar tempo com Eles, o Grande Amigo estava vivo! Todos começaram a pular de alegria e a gritar: Jesus esta vivo; Ele ressuscitou, como tinha dito!!!
Hoje todos nós podemos ter rostos alegres porque celebramos um dia especial. Neste tempo lembramos que Jesus, nosso amigo, não permaneceu morto, Ele voltou a viver! ALELUIA!!!!
APLICAÇÃO
Ensino do texto para decorar.
Dizer: As palavras que vamos aprender hoje da Bíblia são as palavras que os anjos disseram para as mulheres na entrada do túmulo. Eles disseram: Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vamos fazer um exercício para aprender esse texto de cor. (Divida a sala em dois grupos, e coloque as cadeiras em fileira e uma enfrentada com a outra. Peça para as crianças sentar.) Dizer: este grupo vai ficar de pé e perguntar para o outro grupo da frente: “ONDE ESTÁ JESUS?” Depois de fazer a pergunta senta nas cadeiras novamante. O outro grupo deverá ficar de pé e responder todos juntos com o texto: “Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito” Depois devem sentar e para terminar todos devem ficar de pé e gritar: “JESUS VIVE” E todos devem bater palmas e dar brados de júbilo e alegria!
Repetir a atividade até que tenham aprendido o texto de cor.
CONCLUSÃO
Dizer: Vamos para o canto da sala, fiquemos todos juntinhos e imaginemos que estamos frente ao túmulo vazio, igual que aquelas mulheres que seguiam a Jesus. Pensemos na alegria dos amigos de Jesus naquele dia! Fechemos os nossos olhos e dizer “obrigado Jesus” em oração. Vamos dizer: “Obrigado Jesus porque o Senhor voltou a viver, o Senhor não ficou morto! Te amo Jesus!”
MANUALIDADE
Dizer: Hoje vamos fazer um cartão especial que nos lembre a linda historia do dia em que Jesus ressuscitou! Primeiro vemos o túmulo fechado. (Mostrar a figura com o desenho das mulheres dobrado para atrás e a pedra tampando a entrada do túmulo) Depois vemos que a pedra foi movida e as mulheres ficam felizes porque percebem que Jesus “Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito”
Procedimento
1) As crianças colorem a folinha da manualidade.
2) Se une a pedra ao túmulo com um colchete na cruz indicada. Para que possa abrir e fechar.
3) Se prega a figura das mulheres com fita adesiva. De tal maneira que possa dobrar para atrás do túmulo e depois colocar pra frente


POSSO LOUVAR AO SENHOR

























































PÁSCOA
LIÇÃO 1: POSSO LOUVAR AO SENHOR
Base Bíblica: Marcos 11:1-11
Texto para decorar: Salmo 69:30 “Louvarei a Deus com uma canção; anunciarei com gratidão a sua grandeza”.
Objetivos: Que a criança aprenda que Jesus foi louvado por muitas pessoas quando entrou por última vez a Jerusalém.
Que compreenda que o Senhor se agrada muito dos louvores.
Que a criança desenvolva desejos de louvar ao Senhor. Que ele possa louvar ao Senhor mediante diversas atividades.
Elementos necessários para o desenvolvimento da lição 1:
• Bíblia
• O dedoche para a atividade 1 do incentivo
• As quatro figuras pequenas para a atividade 2 da hora do incentivo
• As duas figuras coloridas para a história Bíblica.
• Cd para louvar ao Senhor.
• Uma amostra da manualidade
• Uma xérox com a folha da manualidade para cada criança
• Materiais escolares necessários para a elaboração da manualidade: tesoura, cartolina, lápis de cor, colchete e cola.
HORA DO INCENTIVO
ATIVIDADE 1. BRINCANDO COM O DEDOCHE.
Objetivo: As crianças aprenderão o significado da palavra “louvar” com ajuda do dedoche.
Pegue o desenho do dedoche (fantoche de dedo) cole sobre um cartão e enfeite fazendo cabelo e vestido.
Dizer: Hoje convidei um visitante. (mostre o dedoche, faça com que caminhe pela mesa e cumprimente as crianças com alegria)
Que nome vocês querem colocar na minha amiguinha? (permitir sugestões e que escolham o nome)
Ela é muito simpática e engraçada. Também é amável e muito boa amiga. (faça caminhar o fantoche enquanto faz os comentários) Ela gosta de receber elogios e palavras bonitas.
Sabem? Quando dizemos coisas lindas e elogios a uma pessoa a estamos “louvando”. Aprenderemos o significado dessa palavra hoje, porque é muito importante para nós. Hum… esperem ai… Parece que Nina (o nome que eles escolheram para o dedoche) (Abaixe a cabeça para perto do fantochinho e faça de conta que esta ouvindo um segredo) Que coisa mais linda Nina! Ela está dizendo que gostaria de louvar algumas atitudes e comportamentos de vocês. (O professor faz de conta que esta ouvindo o que o dedoche diz e depois repete os elogios para as crianças. Devem ser elogios que tenham a ver com comportamento e atitudes e não com aparência pessoal. Exemplo: Jorginho é um menino muito amável porque cuida do irmãozinho quando a mamãe precisa. Nina (o dedoche) disse que Sonia tem um sorriso muito alegre. O professor deve continuar até elogiar toda a turminha).
Dizer: é muito bom quando alguém nos elogia, quando louva as nossas atitudes. Não é verdade? Na igreja quando dizemos que estamos “louvando” a Deus, queremos dizer que estamos falando das coisas maravilhosas e boas que Ele faz, ou do bom e lindo que Ele é. Há muitas maneiras de louvar ao Senhor e nos aprenderemos algumas.
ATIVIDADE 2. “MANEIRAS DE CUMPRIMENTAR”
Dizer: Preciso de quatro voluntários. (Líder recorte as figuras do incentivo Lição 1 atividade 2 em quatro, entregue um desenho a cada voluntários para que o segure e na medida que vai falando peça para eles mostrar para a sala)
Quando chegamos à salinha (ou célula) como nos cumprimentamos? Com um beijo. Quem de vocês tem o desenho dos amiguinhos se cumprimentando com um beijo? Mostre para todos. Agora todo mundo de pé, vamos nos saudar com um beijo! (deixe que todos se cumprimentem com um beijo, você também participe com entusiasmo).
Agora, como
Mas se você está passeando pela rua, e enxergam um conhecido do outro lado da rua e querem cumprimentá-lo. Como o fariam? Sim, seria agitando o braço e gritando o nome. Quem tem o desenho com este tipo de cumprimento? Mostre para todos. Vamos nos cumprimentar dessa maneira também nós?
Alguma vez você foi num lugar com muita gente, onde se quer cumprimentar a uma pessoa famosa ou importante? Algo assim como um show, ou um comício de política. Como as pessoas cumprimentam aquela pessoa famosa? Todos movem a mão, o braço, alguns balançam lencinhos ou chapéus, pulam e gritam. Quando as pessoas fazem isso é porque gostam muito dessa pessoa famosa. Quem tem esse desenho?
(Mostre os quatro desenhos e diga) Quantas maneiras deferentes de cumprimentar alguém!
Dizer: No tempo de Jesus havia muita gente que O amava e seguia. Um dia, viram que Ele estava chegando e quiseram expressar esse amor e demonstrar que estavam felizes por ter vindo. Vejamos o que eles fizeram.
(Abrir a Bíblia como se estivesse lendo a história).
HISTÓRIA BÍBLICA
(A professora deverá narrar a história olhando para as crianças, não deve lê-la).
Jesus e os seus amigos estavam a caminho da cidade de Jerusalém. Chegaram num pequeno povoado perto da cidade e ali ficaram alguns momentos. Jesus disse aos seus amigos:
- Quero que vocês vão numa determinada casa. Ali encontrarão um burrinho amarrado. Desamarrem e tragam-no. E se alguém pergunta o porquê vocês estão fazendo isso, digam que Eu, o Senhor Jesus o necessito.
MOSTRAR FIGURA 1
Os discípulos fizeram tudo o que Jesus lhes mandara. Encontraram o burrinho amarrado. Quando o dono perguntou o que estavam fazendo, eles responderam:
-O Senhor Jesus o necessita.
Então o homem autorizou que eles levassem o burrinho pra Jesus. Os discípulos o levaram e colocaram umas túnicas (panos que eram usados nessa época como vestimenta) encima do lombo para que Jesus sentasse encima com mais comodidade. Jesus montou o burrinho e todos foram para Jerusalém.
MOSTRAR FIGURA 2
Algumas pessoas que conheciam Jesus, viram que ele estava chegando com os seus amigos e imediatamente começaram a anunciar a grande noticia.
- Venham, venham! Jesus está vindo! O Senhor esta aqui!
As pessoas chegavam correndo emocionadas. Quando viram que ele estava montado sobre um burro começaram a fazer uma saudação muito especial. Tal vez eles lembraram os maravilhosos milagres que Jesus tinha realizado entre eles. Com certeza haveria ali alguns que tinham sido tocados por Jesus e encontraram a cura. Outros deles lembravam os poderosos ensinos de Jesus que haviam transformado as suas vidas, e por isso queriam dizer-lhe “obrigado” mais uma vez. Em quanto o burrinho caminhava levando Jesus, algumas pessoas tiravam as suas túnicas e as colocavam na frente para Jesus passar por cima como se fosse um lindo tapete. Outros cortaram galhas verdes de árvores e as balançavam cumprimentando-o. Sem dúvidas outros batiam palmas, e gritavam o Seu nome:
- Jesus! Jesus! Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
- Gloria! Gloria nas alturas!
Tantas pessoas tinham se congregado que lotaram a rua. A multidão cercava Jesus festejando e louvando.
- Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
Todos estavam louvando Jesus. As palavras que gritavam mostravam quanto O amavam. Jesus estava rodeado de pessoas que O amavam a e abençoavam. Na multidão também havia crianças que gritavam e cantavam louvores a Jesus, junto com as pessoas adultas. (líder mostre as crianças que estão louvando na figura 2) Eles também cumprimentavam Jesus com as galhas de oliveiras e “PALMAS” das árvores que cortaram.
Jesus gostou muito dos louvores das pessoas e das crianças. Ele também os cumprimentava e sorria mostrando assim sua alegria.
APLICAÇÃO
Diga: O canto é uma maneira muito linda de expressarmos nosso louvor e gratidão ao Senhor Jesus. O verso que vamos decorar hoje diz:
“Louvarei a Deus com uma canção; anunciarei com gratidão a sua grandeza”. Salmo 39:30
Professor coloque um louvor que adore o nome do Senhor Jesus. Peça para as crianças adorar com alegria e de coração. Batendo palmas e expressando palavras de louvor.
CONCLUSÃO
Dizer: Há outra forma de louvar ao Senhor. É através da oração. Fechemos os nossos olhos e dizer obrigado pelas coisas maravilhosas que Ele nos dá. (Se as crianças desejam orar sozinhos permita que digam pequenas frases como: “Obrigado Senhor pelo seu amor” , ou faça uma oração para que eles repitam, agradecendo e louvando ao Senhor)
MANUALIDADE
Dizer: Vamos fazer um menino com uma “palma” (galha de arvore). Para podermos lembrar das crianças que louvaram ao Senhor Jesus quando entrava em Jerusalém, e também para lembrar que o louvor das crianças hoje é muito importante para o Senhor.
(Professor, pregue o menino numa cartolina e coloque um colchete no braço dele para que possa movimentar a mão com a palma. Depois que cada pequeno faça a manualidade coloque o louvor novamente para que as crianças cantem movimentando o braço do bonequinho